domingo, 20 de setembro de 2015

Frances Ha (2012)




Título Original: Frances Ha

Gênero: Comédia e Drama

Direção: Noah Baumbach

Roteiro: Noah Baumbach e  Greta Gerwig

Sinopse: "Frances mora em Nova York, mas na verdade ela não tem um apartamento. Frances é aluna numa companhia de dança, mas não é de fato uma bailarina. Frances tem uma melhor amiga chamada Sophie, mas na verdade elas não estão se falando mais. Frances se joga de cabeça em seus sonhos, mesmo que a possibilidade de realização seja pequena. Frances deseja muito mais do que tem, mas ela leva sua vida com leveza e uma alegria inexplicável."

Trailer


Ao assistir o trailer de Frances Ha, ficou claro pra mim que não se trata de uma obra voltada para o público "pop". Até aí, sem problemas. Gosto de explorar filmes que saem da normalidade e apresentam uma boa história. No meu caso, infelizmente, não foi dessa vez.

 Frances Ha foi feito em preto e branco, talvez para remeter uma época nostálgica. De fato, é possível entrar em um clima anos 80, principalmente na cena em que Frances dança na rua espontaneamente, ao som de Modern Love-David Bowie. Entretanto, o enredo se torna monótono, não porque precisa ser parado, e muito menos porque reflete a rotina da personagem... E sim porque os acontecimentos não são apresentados de uma maneira atraente. A protagonista vivida por Greta Gerwig é carismática e tem mesmo uma alegria inexplicável, e isso está presente em seu comportamento impulsivo... Porém, faltou um certo limite e acabou ficando muito infantil, o que tornou as cenas forçadas no lugar de me passar naturalidade. O humor aparece uma vez ou outra (longe de ser tão engraçado) e os momentos difíceis de amizade e dificuldades são até interessantes, mas não salva o filme, apenas o torna assistível. Esperei ver uma obra com personagens tão cativantes como Nebraska, que me passasse uma forte reflexão como Whiplash e até apresentasse um cotidiano envolvente como Boyhood...e fiquei só na espera mesmo. Apesar de achar "mais ou menos", ainda recomendo para quem gosta de filmes cults. É aquele tipo de título que divide facilmente opiniões.

Avaliação:
Péssimo
Ruim
Regular
Bom
Ótimo